Como faço para remover a umidade da casa? 7 truques simples

 Em quase metade das nossas casas a humidade é demasiado elevada. Além de odores desagradáveis ​​e danos materiais, pode causar problemas respiratórios e outros efeitos nocivos à saúde. Nosso conselho para eliminar essa água prejudicial à saúde.

Ventile diariamente

Mesmo que seja inverno e a temperatura externa esteja próxima de zero, não há nada que você possa fazer a respeito! Para renovar o ar interior e retirar o excesso de humidade, é importante ventilar a sua casa entre cinco e dez minutos todos os dias. Se possível, faça rascunhos em várias janelas. Caso toda a casa precise ser adequadamente ventilada, insista nos ambientes mais úmidos, como o banheiro ou a cozinha.

Limpe o VMC

A VMC (Ventilação Mecânica Controlada) ainda é de longe o melhor meio de renovar constantemente o ar e evitar assim a humidade excessiva. Pode ser de fluxo simples ou duplo. No primeiro caso, o aparelho se contenta em sugar o ar da caixa para expulsá-lo novamente. Um VMC de fluxo duplo, por outro lado, tem a vantagem de poder recuperar o calor do ar extraído em vez de expulsá-lo para fora. Para manter o seu CMV funcionando perfeitamente, limpe as aberturas de ventilação com um aspirador de pó uma vez por ano. Com o tempo, a poeira se acumula nas grelhas e pode comprometer a circulação do ar.

Opte por vidros duplos

Se gotas de água pingarem no interior das janelas e causarem embaçamento frequente, isso é um sinal claro de umidade. Com janelas equipadas com vidros duplos, evitam-se oscilações excessivas de temperatura e limitam-se os problemas de condensação. Uma dica: instale grades de ventilação na nova marcenaria para permitir a circulação de ar.

Verifique o aperto

Como o banheiro é conhecido por ser o cômodo mais úmido da casa, certifique-se de selar as costuras ao redor da banheira, do chuveiro e da pia. Adicionar um aquecedor pode ajudar a secar o ar. Instale um toalheiro. Se isso não for possível, existem pequenos aquecedores adicionais que você liga antes de lavar e desliga novamente quinze minutos depois.

Considere o desumidificador

Você pode comprar um desumidificador disponível comercialmente. Você tem a opção de escolher entre um dispositivo químico ou elétrico.

O primeiro funciona segundo o princípio da condensação. Contém um comprimido ou cartucho de cloreto de sódio. Isso absorve a umidade e a converte em água. Em seguida, esvazie a lixeira. Já o desumidificador elétrico aspira o ar úmido contido no ambiente, seca-o, resfria-o e depois aquece-o a uma temperatura idêntica à do ambiente em que está inserido. O ar sai livre de umidade.

Olhe para os armários

Ao abrir os armários, há um cheiro desagradável de mofo. Provavelmente é devido à umidade. Para recolhê-los, basta colocar alguns pedaços de carvão em uma lata com furos na tampa em alguns lugares. Um método natural e eficaz que não custa muito.

Além disso, certifique-se de que os móveis estejam a alguns centímetros de distância das paredes. Quando há umidade, o ar deve circular para evitar a formação de mofo.

tenha um polegar verde

Algumas espécies de plantas que vivem em ambientes tropicais podem desumidificar o ar circundante. Eles retiram a água do ar para nutrição, reduzindo a umidade excessiva em sua casa. A samambaia de Boston, por exemplo, é mais adequada para essa função. Deve ser colocado em local claro, mas protegido da luz solar direta. Se a sua sala tiver pouca luz, um spathiphyllum é igualmente eficaz.

A olho nu

Para garantir um interior saudável, a umidade deve estar entre 40% e 60%. Se a sua casa estiver acima dessa média, não é necessário medidor. Alguns sinais não estão errados: embaçamento nas janelas, cheiro de mofo, papel de parede ou rodapé descascado, aparecimento de manchas amareladas nas paredes…

Postar um comentário

0 Comentários